Pages

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Você já aprendeu que período é um enunciado formado por uma ou mais orações. A oração é uma frase que possui verbo. Frase é qualquer enunciado com sentido completo, ou seja, tem significado. O período que traz uma única oração é chamado de período simples ou absoluto, eqanto queo que traz mais de uma oração é chamado de período composto. A dica é contar o número de verbos para descobrir se o período é simples ou composto.

Exemplos: Eu vivo em Recife. Período simples
O importante é que sejamos felizes. Período composto

O período pode ser composto:
por coordenação- As orações são sintaticamente independentes, ou seja não exercem função sintática em relação a verbos, nomes ou pronomes de outra oração.
Deus quer, O homem sonha, a obra nasce. Fernando Pessoa
As três orações são independentes. Mesmo assim, vêm coladinhas , formando um único período.

por subordinação- As orações são sintaticamente dependentes, uma exerce função sintática em relação a um nome, verbo, ou pronome de uma outra.
Não sei se poderei sair hoje à noite.
Nesse período, a segunda oração depende sintaticamente da primeira, pois exerce a função sintáticade objeto direto do verbo saber da primeira oração. Essa oração é chamada subordinada, e a primeira é a oração principal.
por coordenação e subordinação- é o período que apresenta os dois tipos de oração. É o que chamamos de período misto.
A professora corrigiu as provas e ajudou os alunos que estavam com mais dificuldade. A oração “A professora corrigiu as provas” é uma oração coordenada e, portanto, tem sentido completo, bem como a oração “ajudou os alunos”. Já a oração “que estavam com mais dificuldade” é subordinada à “ajudou os alunos”.
Classificação das orações coordenadas
Assindéticas pois não trazem síndeto, ou seja, conjunção. São separadas por sinal de pontuação.
Sindéticas quando ligadas por conjunções. Essas orações serão classificadas de acordo com as conjunções coordenativas que as introduzem ( aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas).
As subordinadas são classificadas assim: subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, completivas nominais, predicativas, apositivas e agentes da passiva); adjetivas (restritivas e explicativas); adverbiais (causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário