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quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Enem 2009

Turminha, esta chegando a hora de prestar o exame. Sabemos que o formato da prova mudou, mas o que avaliará?



Vocês já ouviram que o Enem valorizará aptidões como competência, mas o que é competência? Perrenoud define competência como a capacidade de o sujeito mobilizar recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar uma situação complexa. Vasco Pedro Moreto utiliza o princípio de que a competência precisa ser desenvolvida. Cita como exemplo um jogador de fetebol que não nasce sabendo jogar, pode ter têndêcia para essa função, mas é o treinamento constante, associado a muito esforço que melhora sua capacidade de jogar bem. Assim, alguns jogadores desenvolvem sua competência num nível superior. São aqueles que denominamos como craques. Outros, não. Logo, a capacidade de jogar melhor é o que constitui a competência desenvolvida. Perceberam que o importante nesse processo é o desenvolvimento de competências. Para resolução de qualquer situação complexa os sujeitos poderão ter maior ou menor competência. O que pode ser visto como um progressivo desafio que levará o sujeito à superação de seus limites.

Segundo Vasco Pedro Moretto, há cinco recursos para resolução de qualquer situação complexa com competência:

1. Conteúdos conceituais - Ex.: A situação complexa é análise sintática de uma sentença "O assaltante perigoso foi capturado. " Para fazer essa análise será necessário conhecimentos específicos sobre sujeito, adjunto adnominal, verbo, entre outros.

2. Habilidades/ procedimentos - Habilidade está ligado a saber fazer, portanto algo específico. Pede ação intelectual ou física, indicadora de habilidade adquirida pelo sujeito em campos específicos. Perceba que habilidade não é algo inerente ao ser, ninguém nasce sabendo é necessário adquirir experiência , treinar para que se possa saber fazer algo. Logo, é evidente que para desenvolver habilidades e necessário treinar muito. Imagine alguém que se dispõe a aprender uma língua estrangeira, o sujeito precisa passar por diversos processos sistemáticos até que possua habilidade para falar ou escrever.

3. Domínio de linguagens - Cada área do conhecimento possui sua linguagem específica. Portanto, é indispensável o domínio da linguagem de uma determinada área para solucionar uma situação complexa. utilizá-la corretamente é um indicador de competência.

4. Valores culturais - Note que os valores culturais são específicos a diferentes contextos e precisam ser mobilizados na abordagem de uma situação complexa. Para que se saia bem num passeio para um país diferente do seu, é necessário enfrentar valores culturais relativos a essa situação.
5. Administração das emoções - Geralmente há a necessidade de gerenciar as emoções diante de um grupo. Certamente, isso é um indicador de competência. Aquele que não tem competência para mobilizar recursos para esse fim, não terá boa performance. Lembro-me de que ao aplicar uma prova final de álgebra, todos os alunos deixaram a sala, exceto uma menina. No toque, ela entregou-me o teste dizendo:"Professora, eu estudei muito, sabia tudo, mas deu branco." Foi reprovada. Prova é uma situação complexa a ser enfrentada pelos alunos e exige administração das emoções.
O Enem tem preocupado alunos e professores, mas seu objetivo é descobrir se os alunos desenvolveram recursos para resolver situações complexas que exijam capacidade de interpretação e análise. É um novo caminho no cenário da educação . A hora de instaurar novas relações professor, aluno, conhecimento e contexto escolar.
Vamos estudar, turminha.
Este é o momento!
Sábado é dia de reforço. Trabalheremos as questões da última prova do Enem. Não perca a oportunidade de pôr em prática suas habilidades.
Até lá!

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