Pages

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tarde Literária - Experiências Gestar II


Convite
Poesia é
brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio,pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
(José Paulo Paes)
Trabalhamos esse texto na abertura do projeto Tarde Literária
(TP 5) Atividade 3 - A Estilística do som e da palavra
Estilística - maneira de usar a língua para efeito de sentido - aqui examinaremos seu valor fonético, ou seja, sonoro e léxico valores semânticos e morfológicos.
Aproveitamos o texto para despertar no educando a percepção de que a poesia é brincadeira e para isso, nada melhor do que levá-los de volta à infância. É na perspectiva do sonho e do imagético que se enquadram o poema de José Paulo Paes, que resgata esses valores infantis. Assim foi possível perceber após a leitura , em sala, a interação leitor e texto, estabelecida pelo trabalho com a linguagem utilizada pelo autor: sons, ritmos, imagens e movimentos visuais. É nessa organização estrutural (sensorial e imagética) que o aluno é integrado ao texto. As repetições e aliterações provocam sonoridade e ritmo, fruindo assim um gostoso dinamismo que fascinou a turminha. E isso, mostrou-me a importância desse aspecto na leitura , pois é gerador de prazer. Prazer que faz da leitura um momento de construção e desconstrução de sentidos, instigando a comunicação, que é o objetivo maior do texto literário.
A atividade do TP 5 trouxe três perguntas:
1. O que o poeta quer dizer com os versos "Poesia/ é brincar com palavras "?
Primeiramente, buscamos avaliar a produção de texto oral.
Alguns alunos deram opiniões, depois chegamos juntos à resposta:
para criar um poema é preciso escolher a palvra certa, aquela que mais próximo está do que se deseja expressar. Para isso, é preciso usar os recursos de estilo disponíveis na língua.
2. Pense em nossa conversa sobre estilo e responda: por que, ao contrário dos brinquedos concretos, as palavras ficam cada vez mais novas à medida que mais brincamos com elas?
Chegamos juntos à resposta :
A palavra não está presa a um único significado. Ela é livre para "significar" dentro de contextos ou até fora deles. As Palvras se desviam renovam-se, são inesperadas, provocantes. Palavras são palavras...
3. Você já brincou de poesia? Conte sobre isso.
Nesse momento, veio a surpresa. Quase todos os alunos já tinham escrito algo do gênero para alguém. Mas nunca tinham mostrado a ninguém. Paradoxo?
Logo, convidei-os para brincar de poesia. Assim, começamos a brincadeira: as idas à biblioteca, as escolhas dos autores e poemas que serão apresentados na mostra literária.
Assistimos aos filmes Poeta de Sete Faces de Carlos Drummond e O Auto da Compadecida (texto adaptado - resumo da obra de Ariano Suassuna). E as aulas seguintes? Ensaios e oficinas para produção dos cenários, figurinos e outros.
Logo estaremos prontos para viver uma Tarde Literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário