Pages

sábado, 21 de novembro de 2009

Crase - continuação

Diante de Pronome Possessivo?
Esse pronome tem privilégios. Pode vir acompanhado de artigo ou não. É facultativo.
Observe:
Vou a minha cidade ou Vou à minha cidade. A escolha é sua.
Há, no entanto, uma construção que engana. O a que antecede o pronome possessivo tem cara de artigo, mas não é. É o pronome demonstrativo e com ele é preciso ter cuidado.
“Não fui a (a) minha cidade, mas à sua.” Observe: mas a aquela que é sua). Percebeu o encontro dos aa? Lembre-se de que o artigo é facultativo, mas o pronome demonstrativo não. A frase correta é: Não fui a (à) minha cidade, mas à sua. Outra resposta: nesse caso o segundo pronome aparece como pronome substantivo, ou seja, substitui o nome. E aí é obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário