Pages

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Pronúncia correta

Ortoépia trata da pronúncia correta das palavras. Quando as palavras são pronunciadas incorretamente, comete-se cacoépia. É comum encontrarmos erros de ortoépia na linguagem popular, mais descuidada e com tendência natural para a simplificação.

exemplos de cacoépia: - “guspe” em vez de cuspe. - “adevogado” em vez de advogado. - “estrupo” em vez de estupro. - “cardeneta” em vez de caderneta. - “peneu” em vez de pneu. - “abóbra” em vez de abóbora. - “prostar” em vez de prostrar.

Prosódia trata da correta acentuação tônica das palavras. Cometer erro de prosódia é transformar uma palavra paroxítona em oxítona, ou uma proparoxítona em paroxítona etc. - “rúbrica” em vez de rubrica. - “sútil” em vez de sutil. - “côndor” em vez de condor.

Algumas dicas:

OBESO: palavra paroxítona que deve ser pronunciada com o "e" aberto (obéso)
TÓXICO: pronuncia-se com o som de "cs" = tócsico.
SUBSÍDIOS: a pronúncia correta é com som de "ss", e não "z" (subssídios).
EXTINGUIR: a sílaba "guir" desta palavra deve ser pronunciada como nas palavras "perseguir", "seguir", "conseguir". Isso também vale para "distinguir".
RUBRICA: palavra paroxítona, e não proparoxítona como se costuma pensar (ênfase na sílaba "bri").
PUDICO: (aquele que tem pudor, envergonhado): palavra paroxítona (ênfase na sílaba "di").
INEXORÁVEL: (= austero, rígido, inabalável...): esse "x" lê-se como os de exemplo, exame, exato, exercício, isto é, com o som de "z".

5 comentários:

  1. Não entendi essa de "OBESO: palavra paroxítona que deve ser pronunciada com o "e" aberto (obéso)". Nos dicionários, a pronúncia é "ê".

    ResponderExcluir
  2. Palm,

    Esclarecendo a sua pergunta:

    Obeso (é) adj. Que tem obesidade.
    Mini Aurélio 6a. Edição Revista e atualizada, p. 585- Editora Positivo.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, pela dica sobre a palavra rubrica! Acessei três outros sítios antes do seu blog e, este confirmou o que já havia constatado naqueles. São profissionais como você que me servem como exemplo para aprender cada vez mais nossa amada língua, considerada pelo saudoso poeta Olavo Bilac a "última flor do Lácio.!

    ResponderExcluir
  4. Eu viro alvo de chacota toda vez em que pronuncio "obeso" (é) na presença dos meus colegas rss.
    Parabéns pela postagem. Bem objetiva e didática.

    ResponderExcluir