Pages

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Para matar a saudade

Trabalhadora ou trabalhadeira?
Como substantivo, trabalhador significa pessoa que trabalha, operário ou empregado. Quando um orador começa por "trabalhadores do Brasil", é esse o significado. Como adjetivo (por exemplo, "ele é muito trabalhador"), significa "dedicado ao trabalho", "esforçado".
Também no caso das mulheres pode-se usar trabalhadora como substantivo ou adjetivo. Mas é possível recorrer-se à forma trabalhadeira quando se quer deixar claro que se trata de adjetivo. Portanto, ambas as formas são corretas: ela é muito trabalhadora ou trabalhadeira.
É errado dizer "temos muito pouco tempo"?
Não há nada de errado com a expressão "muito pouco tempo", pois não se está dizendo que o tempo é simultaneamente pouco e muito.
No caso, o advérbio muito está apenas intensificando o pronome indefinido pouco, para significar que não temos apenas "pouco tempo", mas "muito pouco tempo". Poderíamos exprimir a mesma idéia substituindo o intensificador muito pelo sufixo indicador de superlativo e dizer "temos pouquíssimo tempo".
Tampouco ou tão pouco?
"Ele tem tão pouco dinheiro, não dará para pagar a prestação." o "tão pouco" é formado de duas palavras distintas. Mas se eu disser "Ele não veio e tampouco avisou", o tampouco é uma só palavra, e significa nem, também não.
Almoco à mesa ou na mesa?
O certo é “Almoço na mesa”. Isso porque a preposição “a” indica que algo está ao lado de, junto a. E a preposição “em”, que algo está sobre, em cima de.
Em síntese, as pessoas ficam “à” mesa (= ao lado da mesa, sentadas); os alimentos ficam “na” mesa (em cima da mesa).

Percentagem ou Porcentagem ?
Tanto faz. Use-a como achar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário