Pages

sábado, 1 de maio de 2010

Emprego dos porquês


Por que - usamos normalmente no início de frases interrogativas. Pode ser substituído por pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por que (qual) motivo.
Exemplos: Por que você não fez a lição? = (Por qual motivo você não fez a lição?)
Por que temos de economizar água? = (Por qual motivo temos de economizar água?)
Não sei por que os jogadores estão discutindo. = (Não sei por que motivo os jogadores...)
Este é o motivo por que não fui à excursão. = (Este é o motivo pelo qual não fui...)

Por quê - usamos no final de frases.
Exemplos: Você não fez a lição. Por quê?
Estava triste sem saber por quê.
Muitos reclamaram das notas, mas não havia por quê.
Você não gosta de jiló, por quê?

Porque - usamos em respostas, para explicação ou causa. Pode ser substituído por, pois. Exemplos: Ele não fez a lição porque não a entendeu.
A aula foi cancelada porque não havia luz na escola.
Muitas plantas morrem porque não chove.
Falo muito porque gosto.
Porquê - vem precedido do artigo o . Pode ser substituído por motivo, razão.
Exemplos: Não sei o porquê desta bagunça.
Você não me explicou o porquê da sua falta.
Ainda bem que você me explicou os porquês da sua demissão.
Aprender o uso dos porquês é muito importante.
Teste
Complete as frases corretamente, utilizando os porquês.
a) ___________você não veio à aula hoje?
b) Eles não me disseram o __________das falhas.
c) Hoje eu cheguei ______________fui ao médico.
d) Você chegou mais tarde. ______________?
e) Você acordou cedo _________ ?
f) Minha amiga está alegre _____________ tirou nota boa na prova.
g) ______________você já vai embora?
h) Ainda não descobrimos _____________das faltas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário