Pages

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Morro Dos Ventos Uivantes





Oi, turminha!

O Morro Dos Ventos Uivantes de Emily Bronte é, confesso, um dos romances que mais gosto. Primeiro porque é apaixonante e profundo, o que nos incentiva a crer em um amor eterno e que tudo suporta. Depois, o espaço sombrio nos transmite certo ar de mistério. É um texto intenso, extremamente lindo e cativante que nos arrasta ao encontro do inesperado.
 
Em termos literários a sua narração é em primeira pessoa : a do Sr. Lockwood e depois por Nelly. O Sr. Lockwood é o novo inquilino da Fazenda Thrush Cross, de propriedade de um Sr. Heathcliff. O Sr. Lockwood vai visitar seu senhorio em Morros Uivantes e enfrenta uma tempestade , por isso é obrigado  a passar a noite na casa da Heathcliff. Mas à noite  Lockwood tem um sonho estranho de uma garotinha querendo entrar por sua janela, aí começa a história.

Depois de sair da casa de Heathcliff , Lockwood adoece e enquanto melhora pede para a empregada da casa, a sra. Nelly Dean, para que conte sobre aquela família ,um tanto esquisita, formada por uma moça, um rapaz e o Sr. Heathcliff. O narrador nos leva ao tempo em que Heathcliff era apenas um menino. O Sr. Earnshaw volta de uma viagem havia trazido para casa um menino que encontrara abandonado na rua; este menino é Heathcliff. Os filhos do Sr. Earnshaw Hindley, e Catherine têm a mesma idade do adotado. Heathcliff por ser um menino  ser forte e obstinado conquista  O Sr. Earnshaw que o favorece.Isso deixa Hindley com raiva, mas Catherine gosta muito dele.

O Sr. Earnshaw morre e Hindley aproveita-se disso para vingar-se de  Heathcliff, impedindo sua educação e tratando-o como um trabalhador qualquer da fazenda. Ele tenta interferir na amizade de Catherine e Heathcliff. pois odeia vê-los juntos. Ele tenta fazer Catherine se dá bem com os Lintons,  uma família rica e respeitada. logo o filho dos Lintons, Edgar, apaixona-se por Catherine. Essa paixão gera ciúmes em Heathcliff, que se sente cada dia mais longe de sua amada.
Edgar pede Catherine em casamento, ela aceita. Heathcliff escuta uma conversa entre  Catherine e  Nelly, a moça confessa que escolheu Edgar, da família dos Lintons, somente porque ela achava que Heathcliff não era um cavalheiro,  e que ao  casar-se  com ele não teria uma digna posição social.  Isso deixa  Heathcliff extremamente  magoado, o rapaz vai embora.

Catherine sofre com a situação, mas logo se casa e esquece sua dor. A jovem  começa uma nova vida com Edgar até  que num certo  dia,  Heathcliff retorna. Não o mesmo, está mudado. Tornou-se  um cavalheiro mais desejável que Edgar.

Catherine  vive um conflito emocional,  quer os dois. Magoa-se e fere Linton.
Chaterine morre  depois de dar à luz a uma menina que recebe o nome da mãe, mas que é chamada de Cathy.

Heathcliff fica desolado com a notícia da morte de Catherine e declara guerra a todos aqueles que lhe separaram da moça e jura vingança. casa-se com Isabella, que o ama apesar dele a desprezar, mas esta uma noite vai embora grávida.

O restante da história expõe  como Heathcliff destrói Hindley e toma suas terras. Após a morte de Hindley, Heathcliff trata Hareton, filho de Hindley, da mesma maneira que fora tratado anos atrás por seu pai. Ele força a filha de Catherine, Cathy, a se casar com seu filho Linton.  a fim de apoderar-se  da Fazenda Thrush Cross.
O romance termina com a morte de Heathcliff.
 
O texto é maravilhoso.Uma obra prima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário