Pages

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Desenredo





Jó Joaquim era um homem pacato e muito respeitado. Conheceu Vilíria e logo sentiram-se atraídos um pelo outro. Jó Joaquim apaixonou-se por ela e os dois começaram a viver um caso de amor clandestino.

O marido tinha fama de muito valente e ciumento, o que fazia com que os dois tivessem de se desdobrar em cuidados para não serem descobertos. Ninguém sabe como e quando se viam. Sabe-se apenas que Jó Joaquim vivia solitário a esperá-la.

Um dia o marido apanhou a mulher em flagrante com um terceiro. Matou o amante e assustou a mulher ferindo-a. Jó Joaquim não podia crer. Sofreu, chorou e amaldiçoou seus amores com tal mulher. Decidiu afastar-se dela, pois não queria mais ficar em segundo plano.

O marido faleceu e quando Jó Joaquim soube, voltou a encontrar-se com sua amada. Ela, com sua sutileza, envolveu-o até que acabaram por casarem-se. E, então, foi Jó Joaquim quem a surpreendeu com outro homem. Não a matou porque a amava, mas a expulsou.

O povo ficou dividido, alguns reprovaram outros aprovaram sua atitude. Jó Joaquim ficou arrasado com a separação. Por desejar demais a felicidade, Jó Joaquim começou a empenhar-se em redimi-la. Começou a convencer a si próprio e aos outros de que ela nunca tivera amantes. E soube muito bem modificar a situação, transformando aquela realidade. Adorava-a, tendo-a por justa.

Com o passar do tempo tudo o que a mulher fizera foi esquecido. Todos acreditavam em sua honestidade e Jó Joaquim mais que todos.Por fim, chegou ao conhecimento da mulher o empenho de seu marido em apagar o passado. Voltou sem culpa e cheia de dengos. Jó Joaquim e Vilíria voltaram a viver juntos e usufruíram das raras oportunidades de felicidade que a vida oferece.

(Guimarães Rosa)


http://tatianflor.vila.bol.com.br/tatiana.html

2 comentários: