Pages

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Exortação

A paz do Senhor!

Nestes dias de eleições, de dúvidas, incertezas, fica uma orientação do Apóstolo Paulo, muito oportuna para todo o povo de Deus no Brasil.
“Exorto, pois antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e sossegada, em toda piedade e honestidade”. (1 Timóteo 2. 1-2)

Queridos, hoje quando vamos ao supermercado encontramos gente simples, humilde mesmo, fazendo compras enormes e, em seus carrinhos, é possível enxergar leite, carnes diversas, embutidos, tantos produtos que não enxergávamos antes.

É tão bom ver que muitos podem consumir e usufruir de bens que até pouco tempo pertenciam a poucos. O pobre não comia carne todos os dias, não tinha eletrodomésticos nem tantas outros gêneros necessários à condição cidadã.
Queridos, é preciso ter sabedoria para enxergar o que se fez nesses últimos anos e não retornarmos àquele tempo de aflição, desemprego e vacas magérrimas, com salas de aulas sem livros e sem merenda. Há bem pouco tempo, o aluno do ensino médio da escola pública não recebia livro didático, uma ferramenta indispensável à aprendizagem.
Na verdade, não é a merenda que faz o cidadão, mas é de extraordinária importância para quem tem fome. Há alguns anos, vi uma aluna pequenina, acho que cursava o 5º. ano da escola pública, onde eu trabalhava, desmaiar só porque descobriu que não tinha, naquele dia, merenda.
Hoje, assistimos a um momento de confraternização na hora do lanche, eles verdadeiramente se alimentam. Há ovos, queijos, pães, sucos, leite, iogurte, tubérculos acompanhados de carne seca, canja com coxa e sobrecoxa de frango. E depois do lanche, é possível enxergá-los na biblioteca a pesquisar, porque há livros, bons livros.

Não serei utópica a ponto de achar que tudo é maravilhoso, mas o bom professor aliado a ferramentas, simples como estas, faz a diferença.

Sei que em muitos lares de gente abastada, nada disso importa, eu sei. Entretanto, falo daqueles que agora, só agora, têm o direito de frequentar uma faculdade e não apenas um curso técnico. Daqueles que têm direito a exercer seu sonho, compreendem? Não desmereço os cursos técnicos, mas filho de pobre sempre é empurrado a trabalhar para filho de rico, é sempre o empregado. Por quê?

Num país em que os direitos nunca foram iguais, continuamos com uma política vergonhosa, numa lavagem de roupas sujas, acusações mútuas, bestialidades. Lima Barreto continuaria a chamá-lo de A República dos Estados Unidos da Bruzundanga. Na obra, encontramos uma política marcada por um jogo de interesses, que não passa de uma vulgar especulação de cargos e propinas, num conflituoso jogo de poder. Em que quase todos os políticos de destaque estão mais interessados em manter as suas regalias e, assim, garantirem o bem-estar de seus filhos. Isso aconteceu há tanto tempo, mas o autor já enxergava a educação como privilégio de poucos e faz referência às dificuldades que os pobres enfrentam para entrar numa escola de ensino superior.

E vem o horário político com a mesma história: a criação de mais e mais escolas técnicas – para filho de pobre. Aqueles que detêm o poder continuam a demarcação de limites.

Quando a gente tem tudo, não sabe o que é administrar o pouco. Para quem tem livros, Internet Velox, jornais, revistas, Sky e o escambau a quatro, estudar é fácil. Porem há tantos meninos inteligentes com tão pouco.

Eu leciono para eles, e é pensando neles, enxergando cada rostinho adolescente que escrevo esse desabafo, sei que professor não pode falar demais, mas creio que aqui eu falei menos, menos do que devia. Quando a gente ama verdadeiramente as pessoas, faz-se necessário enxergar o amanhã. Diferente do dizer do poeta: “É preciso amar, como se não houvesse amanhã.”

Há amanhã! E como disse um grande cristão e político, chamado Martin Luther King: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”

Queridos, o voto é coisa séria, é direito adquirido, é também, coisa secreta. Não estou dizendo em quem votarei, penso muitas vezes que não há no momento o líder que eu sonhava. E, eu já sonhei...

O que eu sei é que há um Brasil que eu não quero ver nunca mais. Isso eu sei.
Sabedoria nos dê o Senhor, nosso Deus, para votarmos conforme a sua vontade. Cientes de que nada acontece sem a sua permissão - a Bíblia nos traz tantos exemplos de governantes ruins e o que lhes sucedeu, mantenhamos a nossa confiança no Senhor.

Analisem o passado e o presente, pesem e ponderem. Orem, quando a igreja ora, as portas são abertas, as situações se fazem claras. – Cl 4.2,3; Ap 3.8; Ef 6.19,20.

Hoje, o nosso maior propósito é orar por nossos governantes e crer em nossa capacidade de análise e discernimento.

O Senhor é por nós, o seu povo. “Esforçai-vos e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras.”

2 Crônicas 32:7, 8A

Irmã Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário