Pages

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Para o Brasil seguir mudando



Religioso pernambucano diz que Dilma não fugiu à Luta; Serra, sim

Acompanhe a íntegra da carta.




Carta a D. Paulo e Hélio Bicudo - os panfletos da CNBB

Eminentíssimo Sr. Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns

É uma pena que tenhamos de assistir a estas recentes e surpreendentes manifestações vindas da parte dos Senhores. Os senhores, em nome da democracia, optam pela "alternância do poder". Não aguentam mais oito anos de permanência e continuidade de um rumo que o país tomou, depois de 500 anos, ao longo dos quais, praticamente, não houve verdadeira alternância de poder, pois só grupos oligárquicos, das elites político-econômicas rurais ou urbanas se revezaram na dominação, com exclusividade, do povo deste país. Toda a corrupção desses 500 anos de dominação dessas elites político-econômicas parecem merecer um olhar de compreensão e perdão da parte dos Senhores. Mas para o que houve de corrupção ao longo dos oito anos do Governo Lula, toda condenação e imperdoabilidade é pouca.

Eu até acho bom, por uma parte, que sejam tão exigentes com o Governo Lula, só que precisam agradecer-lhe pela abertura democrática e pela eficiência e pleno funcionamento dos órgãos de controle e fiscalização do próprio Governo que permitiram todos esses erros virem às claras e já terem sido, em boa parte, punidos.

"Prezado Hélio e prezado Cardeal, pela história que vocês até pouco construíram, eu lhes peço que, pelo menos, se calem até o dia 31 de outubro. Que não contribuam com sua palavra, até pouco tão carregada de autoridade, para contrariar a expectativa dos empobrecidos e excluídos deste país, que pela primeira vez viram um Governo, realmente, inverter prioridades e governar na direção deles, e desejam muito que esse novo rumo tomado pelo país, há apenas oito anos, não seja tão logo mudado. E levem em conta, também, que, em matéria de credibilidade pessoal, a Dilma que vocês, provavelmente, visitaram e defenderam quando presa e torturada nos porões da ditadura militar por ter abraçado generosamente a luta pelas causas do povo, merece bem mais que o Serra, o qual, na condição de auto-exilado no Chile, desfrutou de todas as honras, vantagens e oportunidades. O Hino Nacional, como alguém, antes mim, muito bem já lembrou, assim reza: "Verás que um filho teu não foge à luta". Foi o que ela fez. Ele, não."

Muito agradecido por sua atenção,

Reginaldo Veloso,
presbítero das CEBs, Assistente do Movimento de Trabalhadores Cristãos - MTC,
Recife - PE




Nenhum comentário:

Postar um comentário