Pages

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Oi, turminha (8o. ano)



Neste primeiro período trabalharemos literatura brasileira em quadrinhos. A coleção Literatura Brasileira em Quadrinhos reúne contos – de grandes nomes – como Machado de Assis e Lima Barreto, transpostas para a linguagem ágil e versátil dos quadrinhos. Os volumes trazem os textos originais, sem adaptações, roteirizados e ilustrados por Francisco Vilachã, Jô Fevereiro ou Bira Dantas, indicados a partir dos 12 anos.


O texto
A causa secreta de Machado de Assis, conto escolhido para leitura e análise neste período, aborda um tema oculto da alma de todo ser humano: a crueldade. Seu autor deixa o leitor impressionado com um desfecho inesperado, mas que demonstra – de forma exponencial, a verdade – a natureza cruel do ser humano. É uma obra excelente para os que gostam dos textos de Assis, mas acham cansativa a linguagem rebuscada usada em alguns deles.

Autor
Machado de Assis (1839-1908) é um dos maiores escritores da literatura ocidental. Os romances e os mais de duzentos contos que escreveu constituem um retrato da alma humana e da sociedade carioca de seu tempo. Seus textos registram fatos miúdos e agitações de consciência das personagens, e seus narradores, sempre surpreendem, pelo uso peculiar do foco narrativo.

Você vai se emocionar com a leitura desse texto...

Um comentário: