Pages

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Projeto Consciência negra: as vozes da resistência



"Mas, não é a ambição literária que me move o procurar esse dom misterioso para animar e fazer viver estas pálidas Recordações. Com elas, queria modificar a opinião dos meus concidadãos, obrigá-los a pensar de outro modo; a não se encherem de hostilidade e má vontade quando encontrarem na vida um rapaz como eu e com os desejos que tinha há dez anos passados. Tento mostrar que são legítimos e, se não merecedores de apoio, pelo menos dignos de indiferença."

AUTOR LIMA BARRETO - Recordações do Escrivão Isaías Caminha.1909 - seu primeiro romance com referência auto-biográfica



Cruz e Sousa

Tu és de Cam, maldito, réprobo, anatematizado! Falas em Abstrações, em Formas, em Espiritualidades, em Requintes, em sonhos! Como se tu fosses das raças de ouro e da aurora, se viesses dos arianos, depurado por todas as civilizações, célula por célula, tecido por tecido, cristalizado o teu ser num verdadeiro

cadinho de idéias, de sentimentos_ direito, perfeito, das perfeições oficiais dos meios convencionalmente ilustres! Como se viesses do Oriente, rei!, em galeras, dentre opulências, ou tivesses a aventura magna de ficar perdido em Tebas, desoladamente cismando através de ruínas; ou a iríada, peregrina e fidalga fantasia dos Medievos, ou a lenda colorida e bizarra por haveres adormecido e sonhado, sob o ritmo claro dos astros, junto às priscas margens veneradas do Mar Vermelho.!
 
POETA CRUZ E SOUZA EM SEU POEMA EMPAREDADO Embora a sua poesia fosse bastante apreciada e seu livro Broquéis, considerado por muitos um sucesso, foi-lhe negado tantas vezes o ingresso na academia Brasileira de Letras.

Fonte:  LITERAFRO - www.letras.ufmg.br/literafro



      "A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias."

NELSON MANDELA, LÍDER CONTRA O APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL. FICOU PRESO POR 30 ANOS E SE TORNOU PRESIDENTE DO SEU PAÍS EM 1994






                   "Quem aceita o mal sem protestar, coopera realmente com ele".
                        Martin McLuther King, Jr.Líder na causa dos direitos civis dos negros. Assassinado em 1968


 "Meus pés estavam doendo e me recusei a levantar. Mas a verdadeira razão foi que senti que tinha o direito de ser tratada de forma igual a qualquer outro passageiro. Nós já havíamos suportado aquele tratamento tempo demais."
ROSA PARKS EXPLICANDO POR QUE DESAFIOU A LEI DE SEGREGAÇÃO E SE RECUSOU, EM 1955, A CEDER SEU LUGAR NO ÔNIBUS A UM BRANCO. PRESA, TORNOU-SE SÍMBOLO DA LUTA PELOS DIREITOS DOS NEGROS AMERICANOS. MORREU EM 2005


"Lamento que minha avó não tenha sobrevivido para ver os brancos gentis que trabalham para mim."
OPRAH WINFREY, APRESENTADORA DA TV AMERICANA, AO LEMBRAR O CONSELHO DA AVÓ, DOMÉSTICA, PARA TRABALHAR SÓ COM BRANCOS QUE FOSSEM GENTIS COM ELA.



"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor, por sua origem ou religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar."
NELSON MANDELA, LÍDER CONTRA O APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL. FICOU PRESO POR 30 ANOS E SE TORNOU PRESIDENTE DO SEU PAÍS EM 1994


"Não importa se a pessoa é branca, preta, rosa. O racismo é irracional, impede a evolução. É uma estupidez que se aprende em casa."
DAIANE DOS SANTOS - GINASTA


"Aos 10 anos, eu passeava pela avenida Paulista, vendo os casarões de São Paulo, quando um guarda disse: 'Vá embora, aqui não é lugar de negro'. Aquilo me feriu. É preciso recontar a história do Brasil. A escravidão não foi cordial. Meninas eram estupradas porque se acreditava que quem as molestava se curava de sífilis. Com 20 chibatadas, abria-se as costas de um escravo. O nosso foi o último país a libertar seus negros, e os reflexos disso se estendem até aqui"
MILTON GONÇALVES, ATOR
 
 
 "Sou capaz de relatar a ladainha usual de pequenos insultos que me foram direcionados ao longo de meus 45 anos: seguranças me seguindo quando entro em lojas de departamento, casais brancos que me jogam a chave de seus carros quando estou esperando pelo valet, carros de polícia que me param por nenhuma razão aparente... Conheço o gosto amargo da raiva ao engoli-la  a seco."
BARACK OBAMA, PRESIDENTE AMERICANO, NA AUTOBIOGRAFIA, A AUDÁCIA DA ESPERANÇA (ED. LAROUSSE, 2007)
 
 
De onde vem?  
 
A origem do racismo não é consenso. Alguns estudiosos dizem que as raízes estão na Antiguidade clássica. Outros apontam a colonização do mundo pela Europa. “No século 15, com as grandes navegações, ficou clara a distinção entre europeus e os ‘outros’ ”, afirma Leila Hernandez, professora de história da África da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da USP. No século 16, o sistema colonial se construiu com a grande propriedade e a mão de obra escrava. Africanos, feitos cativos em seus países, eram vendidos nas Américas. Os europeus se atribuíam uma missão civilizadora e cristã. Para o historiador Joel Rufino dos Santos, o tráfico negreiro foi a grande forma de dominação. “Durou três séculos e meio e envolveu 10 milhões de pessoas”, diz. Ele considera a mais emblemática resistência dos africanos no Brasil o Quilombo do Palmares – comunidade autossustentável na serra da Barriga, em Alagoas, formada por escravos fugidos entre 1597 e 1695. “Palmares era uma espécie de problema nacional que durou um quinto da história brasileira.”

No século 18, filósofos passaram a classificar a espécie humana em raças distintas, formadas por grupos biologicamente contrastados e hierarquizados com base nessas diferenças. “A pirâmide era encabeçada pelos brancos, tendo os negros na base inferior e os amarelos na intermediária”, explica o antropólogo Kabengele Munanga, professor da FFLCH/USP. Para ele, a teoria racista do século 18 se transformou em ideologia dos Estados colonialistas para ocupar territórios africanos. Nazistas e fascistas também se basearam em racismo para matar milhões de judeus e ciganos na Segunda Guerra Mundial.
No Brasil não houve leis racistas como nos Estados Unidos e na África do Sul. Aqui, predominou o mito de democracia racial, o que atrasou o surgimento da Lei nº 7.716, de 1989, que tornou o racismo um crime inafiançável e sujeito a prisão. “Apesar do avanço, leis não substituem as políticas públicas afirmativas e macrossociais”, afirma Kabengele. Uma prova: a média salarial dos negros é de 654 reais; a dos brancos, 1 275 reais.

Patrícia Negrão


Fotos Obama, Alex Wong/Getty Images; Elisa Lucinda, Mauricio Melo; Milton Gonçalves, Cesar França; Jairzinho, Ike Levy; Oprah, divulgação; Isabel Fillardis, Mauricio Melo; Lewis Hamilton, Mark Thompson/Getty Images; Elza Soares e Toni Garrido, Nana Moraes; Dudu Nobre, Washington Possato/Divulgação; Glória Maria, Deco Rodrigues; Mandela, Chris Jackson



Um comentário:

  1. Parabéns

    Lindo a proposta ,com pessoas que fazem a diferença,nossa raça deve sempre fazer como os judeus eles não deixam esquecer nada da SS nazista,precisamos dar desta a nossas vitorias e nossas historias para que nossos jovens aprendam,tenham conciencia,e evidente alto estima
    estamos criando partido faveista brasileiro ,maiores detalhes consultem comunidade no orkut.

    verllague@gmail.com

    ResponderExcluir