Pages

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

É bom saber mais

Homem da Meia-Noite


HISTÓRIA - Tudo começou em 2 de fevereiro de 1932, quando Benedito Barbaça e Luciano de Queiroz criaram o personagem gigante. Eles buscavam uma figura para representar o Clube Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite, que havia sido fundado em 7 de janeiro do mesmo ano. Por ter surgido no mesmo dia que Iemanjá e carrregar consigo uma carga de tradição mística e descendência afro, ele é considerado um calunga, ligado mais ao candomblé do que ao Carnaval.
Baseada em ditos populares, a ideia da criação do calunga por parte do clube carnavalesco traz diferentes versões. Há os que creem que sua origem foi inspirada num personagem do cinema da época, um criminoso que saía de dentro de um relógio sempre à meia-noite. Já outros associam o Homem da Meia-Noite a um figurão elegante e folclórico de Olinda que circulava à noite pelos becos e ladeiras seduzindo as donzelas.
Como reconhecimento de sua importância para o Carnaval e a cultura popular pernambucana, o Homem da Meia-Noite foi eleito Patrimônio Vivo em 2006.
Disponível em http://www.wscom.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário