Pages

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Conjunções coordenativas e subordinativas - Turminha (8o. ano)

Oi, Turminha!

Use a tabela e responda os exercícios abaixo.

Conjunções coordenativas

Conjunções subordinativas


Mais exercícios para treino.

1. Classifique as conjunções destacadas nas frases abaixo:

a) Hoje estou com um humor péssimo, porque briguei com mamãe.

b) Quando acordei, minha bolsa havia sumido.

c) Conforme eu já sabia, tirei nota baixa.

d) Ainda que eu sofra, não voltarei.

e) Caso você saia, feche a porta. 

f) Estudei o assunto, mas não entendi nada. 

g) Li reli o livro.

h) Ou você me engana ou não está maduro.

i) Não só se atrasou, mas também esqueceu  o trabalho de português.

j) À proporção que estuda, mais aprende.  



2. Em: “... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas...” a partícula como expressa uma ideia de: 

a) causa 
b) explicação 
c) conclusão 
d) proporção 
e) comparação 

3.  “Entrando na faculdade, procurarei emprego”, oração sublinhada pode indicar uma idéia de: 

a) concessão 
b) oposição 
c) condição 
d) lugar 
e) consequência 



4. Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido. 

1. Correu demais, ... caiu. 
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz. 
3. A matéria perece, ... a alma é imortal. 
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes. 
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde. 

a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto 
b) por isso, porque, mas, portanto, que 
c) logo, porém, pois, porque, mas 
d) porém, pois, logo, todavia, porque 
e) entretanto, que, porque, pois, portanto 


5.  Reúna as três orações em um período composto por coordenação, usando conjunções adequadas. 

Os dias já eram quentes. 
A água do mar ainda estava fria. 
As praias permaneciam desertas. 




Gabarito:

Respostas:
1. a.  Conjunção subordinativa causal.
b. Conjunção subordinativa temporal.
c. Conjunção subordinativa conformativa. 
d.  Conjunção subordinativa concessiva.
e. Conjunção subordinativa condicional.
f.  Conjunção coordenativa adversativa.
g. Conjunção coordenativa aditiva.
h.  Conjunção coordenativa alternativa.
i. Conjunção coordenativa aditiva. 
j. Conjunção subordinativa proporcional.


2. E
3. C
4. B
5. Os dias já eram quentes, mas a água do mar ainda estava fria, por isso as praias permaneciam desertas.

39 comentários:

  1. obrigado. Ajudou bastante a estudar para a prova!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Ajudou bastante a estudar para a prova!

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigada mesmo com a tabela das conjunções coordenativas e subordinativas, pois me ajudou muuuitíssimo com uma lição! Ganhei até um parabéns! Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Otimo! Parabéns! continue postando novas coisas no seu blog... visitarei ele sempre!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, estou estudando e está me ajudando muito, com seus exercícios eu estou entendendo a matéria :D

    ResponderExcluir
  6. Perfeito exercício, me ajudou bastante nas provas, Obrigado adorei o Blog!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Com base no que foi dado no site marque uma alternativa que mostre a nota dessa página:

    Ruim
    Péssimo
    Legal
    Muito legal
    Espetacular x

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, bem resumido e bastante eficaz.

    ResponderExcluir
  10. com isso, vou conseguir estudar para a prova de 1° bimestre :3

    ResponderExcluir
  11. valeu me ajudou muito para estudar pra prova

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado pela elaboração das questões, ajudou muito em meus estudos.

    ResponderExcluir
  13. muito bom rss continue, ajuda muitos. :)

    ResponderExcluir
  14. gostei e mais!!!!!!!!! me ajudou muito nessa matéria que é um tanto confusa....
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela ajuda agora estou entendendo a matéria.amanha tenho uma prova sobre isso e agora sei tudo.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado, Prof. Helena por essa iniciativa maravilhosa. Acredito que a assim como eu, muitos puderam esclarecer suas dúvidas através desses exercícios.
    Abraços!

    ResponderExcluir