Pages

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O que são gêneros?

A palavra gêneros sempre foi bastante utilizada pela teoria literária com um sentido especificamente literário, identificando os gêneros literários clássicos — o lírico, o épico, o dramático — e os gêneros modernos, como o romance, a novela, o conto, o drama, etc.
Mikhail Bakhtin — pesquisador russo que, no início do século XX, dedicou-se aos estudos da linguagem e da literatura — foi o primeiro a empregar a palavra gêneros com um sentido mais amplo, referindo-se também às diferentes modalidades de texto que empregamos nas situações cotidianas de comunicação.

            Segundo Bakhtin, todos os textos que produzimos, orais ou escritos, apresentam um conjunto de características relativamente estáveis, tenhamos ou não consciência delas. Essas características configuram diferentes gêneros textuais, que podem ser caracterizados por três aspectos básicos coexistentes: o assunto, a estrutura e o estilo (procedimentos recorrentes de linguagem).

            A escolha do gênero não é completamente espontânea, pois leva em conta um conjunto de parâmetros essenciais, como quem está falando, para quem está falando, qual é a sua finalidade e qual é o assunto do texto. Por exemplo, ao desejarmos contar como ocorreu um conjunto de fatos, reais ou fictícios, fazemos uso de gêneros narrativos; para instruirmos alguém sobre como fazer alguma coisa (por exemplo, fazer um bolo, montar uma mesa, jogar certo tipo de jogo, etc.), fazemos uso de gêneros instrucionais; para convencer alguém de nossas ideias, fazemos uso de gêneros argumentativos; e assim por diante.

           As diferentes linhas de pesquisa linguística de orientação bakhtiniana têm demonstrado que a atuação dos professores de língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio, quando feita pela perspectiva dos gêneros, não só amplia, diversifica e enriquece a capacidade dos alunos de produzir textos orais e escritos, mas também aprimora sua capacidade de recepção, isto é, de leitura/audição, compreensão e interpretação dos textos.

O ensino de produção de texto, feito por essa perspectiva, não despreza os tipos de texto tradicionalmente trabalhados em cursos de redação - a narração, a descrição e a dissertação. Ao contrário, incorpora-os numa perspectiva mais ampla, de variedade de gêneros. Por exemplo: quais são os gêneros narrativos? Em que gêneros a descrição - tratada aqui como recurso - é utilizada?

Qual a diferença entre gêneros primários e gêneros secundários?
Bakhtin divide os gêneros do discurso em dois grandes grupos: gêneros primários e gêneros secundários.

Primários: espontâneos, produzidos nas situações corriqueiras de comunicação. Predomínio da oralidade.

Secundários: mais presos a certas situações discursivas formais, em que se exige uma ação discursiva específica, como fazer um requerimento, enviar uma carta, um abaixo-assinado, produzir um conto de fadas, dar um seminário, participar de um debate, etc. Predomínio da escrita.



      Embora reconheçam os limites de qualquer tentativa de sistematizar o ensino de gêneros na escola Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly propõem agrupá-los com base em critérios como domínio social de comunicação, capacidades de linguagem envolvidas e tipologias textuais existentes. 
Domínios sociais de comunicação

ASPECTOS TIPOLÓGICOS

Cultura literária ficcional
         NARRAR
Mimesis da ação através da criação da intriga no domínio do verossímil

Exemplos de gêneros orais e escritos:

conto maravilhoso,conto de fadas,fábula,lenda,narrativa de aventura,narrativa de ficção científica,narrativa de enigma, narrativa mítica,sketch ou história engraçada,biografia romanceada,romance,romance histórico,novela fantástica,conto,crônica literária, adivinha, piada…

Documentação e memorização das ações humanas
         RELATAR
Representação pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo

Exemplos de gêneros orais e escritos:
relato de experiência vivida, relato de viagem, diário íntimo,testemunho,anedota ou caso,autobiografia, curriculum vitae...
 ...
notícia, reportagem, crônica social, crônica esportiva...
...
histórico; relato histórico, ensaio ou perfil biográfico, biografia...

Discussão de problemas sociais controversos
   ARGUMENTAR
Sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição

Exemplos de gêneros orais e escritos:
textos de opinião, diálogo argumentativo, carta de leitor, carta de reclamação, carta de solicitação, deliberação informal, debate regrado, assembléia, discurso de defesa (advocacia), discurso de acusação (advocacia), resenha crítica, artigos de opinião ou assinados,  editorial, ensaio...

Transmissão e construção de saberes
        EXPOR
Apresentação textual de diferentes formas dos saberes

Exemplos de gêneros orais e escritos:
texto expositivo (em livro didático), exposição oral, seminário, conferência, comunicação oral, palestra, entrevista de especialista, verbete, artigo enciclopédico, texto explicativo, tomada de notas,resumo de textos expositivos e explicativos,resenha , relatório cientifico, relatório oral de experiência...

Instruções e prescrições
DESCREVER AÇÕES
Regulação mútua de comportamentos

Exemplos de gêneros orais e escritos:
instruções de montagem,receita, regulamento, regras de jogo,instruções de uso,comandos diversos, textos prescritivos ...


Fonte: Gêneros Orais e Escritos na Escola. Bernard Schneuwly; Joaquim Dolz

Nenhum comentário:

Postar um comentário