Pages

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

XX EXPOAGNES 2012 - "Conecte-se por um mundo melhor"

Oi, Turminha!

Parabéns a todas as equipes que participaram desse grande desafio que é a EXPOAGNES. Temos sempre muito trabalho: o desenvolvimento da pesquisa científica, a elaboração do relatório final, a concretização do trabalho para apresentação na feira de conhecimentos, vencer o medo de apresentar o trabalho em público. É... São etapas difíceis, mas vocês conseguiram . Obrigada!

"A instrução é um esforço admirável. Mas as coisas mais importantes da vida não se aprendem, encontram-se. "
                                                                 (Oscar Wilde)

A CIDADE DO FUTURO

Esta Turminha falou sobre "New Songdo, uma cidade que já está em construção na Coreia do Sul. A inauguração está prevista para o ano de 2015. O planejamento da cidade é liderado por John Kim – ex-projetista-chefe do Yahoo! – e reúne, no mesmo lugar, um pólo econômico, sustentável, tecnológico, confortável e totalmente planejado. Tudo se junta no que promete ser a comunidade mais dinâmica, vibrante e digitalizada de todo o planeta."


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/historia/2662-a-cidade-do-futuro-esta-em-construcao-na-coreia-do-sul-.htm#ixzz2AiSu1y9f

 A Turminha: Rodrigo, Kennedy Cavalcanti , Douglas Sousa , Isadora , Layse Nayara, Ketylen Gomes


CULTURA POR UM MUNDO MELHOR: O Brasil e a Copa

Esta turminha apresentou os benefícios que a copa do mundo trará ao Brasil, trataram de aspectos como infraestrutura, turismo, consumo, visibilidade internacional, fortalecimento do "orgulho nacional", sustentabilidade, mobilidade urbana, etc.

 A Turminha: Tifany Simões, Mariana D' Almeida, Pedro Henrique, Thalyta Alves, Beatriz Roberta, Beatriz do Nascimento.


FACEBOOK: Uma arma em nossas mãos

Esta turminha explanou  sobre o Facebook,  um website de relacionamento social - lançado em 4 de fevereiro de 2004, fundado por Mark Zuckerberg - um ex-estudante de Harvard. Inicialmente tinha como alvo apenas os estudantes da universidade Harvard, mas progressivamente foi permitindo a inscrição de estudantes de outras escolas até que em 2006, estava disponível para todos.  "Hoje o Facebook é uma rede social que reúne pessoas a seus amigos e àqueles com quem trabalham, estudam e convivem." Mas nem sempre essa ferramenta é utilizada de forma correta e logo surgem os perigos na  rede.


A Turminha: Ruth Pernambuco, Letícia Vera Cruz, TThalyta Brasileiro, João Rhaciny, Jéssica Gabriela, Maria Eduarda, Sanio Jorge. 


NANOTECNOLOGIA

Esta Turminha apresentou o conceito de Nanotecnologia - a capacidade potencial de criar coisas a partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado.  Abordou os desafios dos desenvolvimentos de novas tecnologias, incluindo questões sobre a toxidade e impactos ambientais dos nanomateriais, e os efeitos potenciais na economia global, assim como a especulação sobre cenários apocalípticos. Essas questões levaram ao debate entre grupos e governos a respeito de uma regulação sobre nanotecnologia.




A turminha: Pedro Iam, Lucas Alves, Mateus Selva, Vinícius Murta, Emerson Freitas, Lucas Sandres  


REDES SOCIAIS

Esta turminha falou sobre as redes sociais mais utilizadas atualmente e em que contribuem na transformação da sociedade: Facebook, Twitter, Tumblr, Youtube, Instagram. 


A Turminha: João Alberto, Isabelly Cristine, Inaê Fialho, Thaís Marques, Manuella Amlid.



SAÚDE POR UM MUNDO MELHOR: Álcool X Vida 

Esta turminha abordou a presença do álcool no cotidiano das pessoas, desde a mais ínfima idade. Mostrou que a indústria da bebida alcoólica enriquece os meios de comunicação do país." Uma indústria que prega em suas propagandas a impressão de que, para ter amigos, conquistar mulheres bonitas e viver bem em sociedade, é preciso beber. Logo, associa-se  o sucesso ao álcool.  Vende- se a ideia de que quem não bebe é impopular, e assim, todos os dias, mais e mais pessoas morrem nas estradas brasileiras, vítimas de acidentes, na maioria causados por condutores embriagados."


A Turminha contou com a colaboração da equipe Operação Lei Seca 

Em 19 de junho de 2008, foi aprovada a Lei 11.705, modificando o Código de Trânsito Brasileiro. Apelidada de "lei seca", proíbe o consumo da quantidade de bebida alcoólica superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue) por condutores de veículos, ficando o condutor transgressor sujeito à pena de multa, à suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até à pena de detenção, dependendo da concentração de álcool por litro de sangue.

                   
A equipe  Operação Lei Seca foi fundamental para o sucesso do trabalho, pois esteve disponível durante todo o evento, tirando diversas dúvidas sobre o teste do bafômetro e a nova lei de trânsito - Aplicações e consequências. 
                                    
A Turminha: Ronaldo Teles, Décio Júnior, Leonardo Kalim, Andressa Barbosa, Gabriela Lima, Arthur Marques





                                                           EVOLUÇÃO DOS TRANSPLANTES


Esta Turminha contou  a história da evolução dos transplantes, desde o primeiro transplante bem sucedido de órgãos que aconteceu em 1954, em Boston (EUA). Falou sobre o crescimento dos transplantes de órgãos no Brasil. Explicou como doar ou receber órgãos e ainda os benefícios para família do doador.  



A Turminha: Aismim Cordeiro, José Francisco, Yane Alves, Nathália  Grasielle, Maria Eduarda, Giselle Souza, Mariana Tavares

Feliz o homem que acha sabedoria,e o homem que adquire conhecimento;" 
Prov 3:13.                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário