Pages

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra 8o.s anos


Parabéns, Turminha!
Juntos construímos  e concluímos mais um projeto LINDO!


Hoje são 20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, momento de culminância do projeto Consciência Negra: as vozes da resistência. Durante todo o mês de novembro,  debatemos e refletimos sobre o significado desta data, pensamos mais  nas diferenças raciais e na importância de cada um no processo de construção do nosso mundo. Buscamos em nossas origens a   beleza, o canto, as histórias, as palavras... Ouvimos as vozes da resistência e constatamos que elas fizeram a diferença, porque quebraram paradigmas, insubordinando-se a serviço do homem e da história. Essas vozes, muitas vezes sacrificadas, geraram direitos e pariram a verdadeira liberdade. 


O Segredo Das Tranças e Outras Histórias Africanas
Esta turminha trouxe a história de Moçambique , trabalhou aspectos econômicos, geográficos e culturais do país. Apresentou o conto A herança maldita (Moçambique) - Um emigrante desiludido deixa a África do Sul, onde havia ido trabalhar nas minas de carvão, e retorna à sua aldeia natal, depois de anos de afastamento de sua família.


   
Mulipa a miko sawawe omala.
"Os bens do avarento não duram."
Provérbio moçambicano do povo Macua

  A turminha: Mariana, Thalita Alves, Pedro Lenin, Tifany, Ruth Pernambuco




Esta turminha trouxe a história de Guiné-Bissau, trabalhou aspectos econômicos ,     geográficos e culturais do país. Apresentou o conto O menino e a cegonha: (Guiné Bissau) - Uma mãe abandona seu filho na floresta e uma cegonha adota o menino como se fosse seu filhote.Quanto à comida típica, trouxe-nos Tunes Cuscuz (Tunísia) - um prato perfumado que pode ser feito com grãos diversos, tais como cevada, milho, sorgo, arroz ou milho. Ideal para acompanhar diversos alimentos deliciosos, como ensopado de carne e legumes cozidos. O cuscuz é um prato de tradições culinárias do Norte de África. Quem provou, gostou!


Bardadi sabi konta.
"A verdade sabe contar"
Provérbio de Guiné-Bissau

  A turminha: Inaê, Thais, Isabelle, Stefanne, João Alberto, Larissa

 Delícia!



Para falar de Angola, esta turminha trabalhou bastante. Trouxe-nos a história desse país através de seus aspectos geográficos, econômicos e culturais. Apresentou o conto O segredo das tranças (Angola) - Narra a história de uma jovem viúva que se casa com um homem bem mais velho, cheio de mistérios. Ele usa quatro tranças, cada uma com um nome diferente e sigiloso.


Kunana cikuma. Kwasa um cimbuji.
"Apontar demoradamente significa perder o alvo."
Provérbio angolano do povo Luvale

 A turminha( da esquerda para direita): Pedro Henrique, Sanio Jorge, Letícia Vera Cruz, Beatriz Roberta, Jéssica, Manuella Amlid, Beatriz Nascimento.
A culinária dos africanos desenvolveu-se no Brasil  através da improvisação, na falta do inhame usaram a mandioca. A turminha trouxe um escondidinho de charque e um brigadeiro africano . 

 Apresentação das equipes e visitantes da mostra.

Esta dupla  trouxe a história de São Tomé e Príncipetrabalhou aspectos econômicos ,     geográficos e culturais do país, além de tirar dúvidas sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Apresentou o conto A tartaruga e o gigante (São Tomé e Príncipe) - Um gigante vive em harmonia com sua comadre tartaruga, até que ela arranjou um jeito de enganar seu voraz companheiro.  Destacou o autor Rogério Andrade Barbosa e a ilustradora de Thaís Linhares. Quanto à comida típica, trouxe-nos um delicioso doce na base de coco.

Nqê qu cá flojá co cassô ê cá lantá co pluga.
"Quem brinca com cão levanta-se com pulgas."
Provérbio da Ilha São Tomé



    A turminha: Kécia Walesca e Camila Cavalcanti

A professora Tereza Buffone ( Ciências)  e Léa ( responsável pelo laboratório de ciências)


Esta turminha trouxe a história da Angola através de seus aspectos  econômicos geográficos e culturais.  Apresentou o conto O segredo das tranças (Angola) - Narra a história de uma jovem viúva que se casa com um homem bem mais velho, cheio de mistérios. Ele usa quatro tranças, cada uma com um nome diferente e sigiloso.


Mulipa a miko sawawe omala.
"Os bens do avarento não duram."
Provérbio moçambicano do povo Macua
Da direita para esquerda: Professora Helena Caldas (Língua Portuguesa), Eduardo, Aluízio, Emerson,  Carlos, Ana Zélia, Débora e Maria Eduarda.


Professor Adriano Negreiros (Geografia) e a turminha


Cartaz  -  Aspectos  econômicos geográficos e culturais. 


    Quanto à comida típica, trouxe-nos cocadas.





Esta turminha trouxe a história de Moçambique através de seus aspectos  econômicos geográficos e culturais.  Apresentou  o conto A herança maldita (Moçambique) - Um emigrante desiludido deixa a África do Sul, onde havia ido trabalhar nas minas de carvão, e retorna à sua aldeia natal, depois de anos de afastamento de sua família. ( correção do último cartaz - incentivo à leitura).

Mulipa a miko sawawe omala.
" Os bens do avarento não duram."
Provérbio moçambicano do povo Macua


 A turminha: Eduarda, Isabel, Aline Frade, Ketylen, Rodrigo




                                       Eve  prestigiando o evento



Esta turminha trouxe a história de Cabo verde , trabalhou aspectos econômicos , geográficos e culturais do país. Apresentou o conto Maria Condão (Cabo Verde) - Um pescador da ilha de Santo Antão ganha de uma lendária sereia um presente que mudará sua vida. Quanto à comida, trouxe-nos queijadinha , doce típico de Cabo Verde, as queijadinhas levam ovos, açúcar, manteiga, queijo ralado e leite, e são polvilhadas com canela.


Cosa sebta caba dpressa, cosa runhenn' tacaba.
"O que é bom acaba depressa, o que é ruim não acaba."
Versos crioulos da ilha de Santo Antão
 A turminha:  Igor, Douglas, Isadora, Paulo Arthur, Layse, Thalita Brasileiro

Esta turminha trouxe a história de Guiné-Bissau, trabalhou aspectos econômicos ,     geográficos e culturais do país. Apresentou o conto O menino e a cegonha: (Guiné Bissau)   -Uma mãe abandona seu filho na floresta e uma cegonha adota o menino como se fosse seu filhote.
Bardadi sabi konta.
"A verdade sabe contar"
Provérbio de Guiné-Bissau


A turminha: Jonathan, João Lucas, Felipe, Pedro Schetino, Pedro Pacífico Antunes, Kennedy


Esta turminha trouxe a história de Cabo verde , trabalhou aspectos econômicos , geográficos e culturais do país. Apresentou o conto Maria Condão (Cabo Verde) - Um pescador da ilha de Santo Antão ganha de uma lendária sereia um presente que mudará sua vida.


Cosa sebta caba dpressa, cosa runhenn' tacaba.
"O que é bom acaba depressa, o que é ruim não acaba."
Versos crioulos da ilha de Santo Antão



A turminha: Matheus, Vinícius, Lucas Alves, Pedro Iam, Lucas Sandres

Nenhum comentário:

Postar um comentário