Pages

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

BEM-VINDO A MEU PESADELO 9o. ano

Oi, turminha!

O primeiro livro a ser trabalhado neste período é Bem-vindo ao meu pesadelo, de José Teles. Um romance  que tem como tema o bullying.  A apresentação das equipes começará  no dia 28/ 02. Boa leitura!




Tiago Worcinski descende de poloneses, tem a pele muito alva, olhos de um verde diferente, é retraído e possui um Q.I. muito alto. É o estranho numa classe de curso médio, em um colégio particular de classe média. Um alvo perfeito para um grupo de garotos fortes, os Bad Boys, exercerem sua tirania no ambiente escolar. 

[...] Os problemas pelos quais  Tiago passa são enfrentados por milhares de garotos e garotas reais pelo mundo afora.O bullying é um fenômeno internacional, tem provocado tragédias... Este livro procura mexer na ferida, você não pode deixar de ler!

Leia trecho da matéria com José Teles na Revista Continente.


José Teles - foto de Ricardo Moura

A máquina de escrever


Qui, 27 de Outubro de 2011 14:43


Para o jornalista José Teles, o pânico que muitos sentem diante da tela em branco de um computador, na hora de escrever, é história da carochinha. Autor de dezenas e dezenas de livros, tantos que nem ele sabe precisar quantos, o também crítico musical do Jornal do Comércio é uma verdadeira máquina de escrever. “Sou meio repentista. Deu o mote e eu vou embora”, resume o paraibano de Campina Grande, radicado no Recife desde 1964, que, aos 53 anos, é, provavelmente, o escritor mais prolífico de Pernambuco.

Há quase três décadas, José Teles vem escrevendo sob encomenda. Sem o pudor que ronda a maioria dos colegas, situou-se estrategicamente num nicho editorial dono de uma vitalidade perene: o ramo dos paradidáticos. Destinados, na maioria das vezes, a adolescentes que cursam o Ensino Médio, os livros são adotados pelas escolas e servem como material complementar no processo pedagógico. Em outras palavras, tem leitura obrigatória.

Ao se comparar com um repentista, José Teles se refere ao fato de que parte da editora a “inspiração” para que ele escreva. Só para se ter uma ideia: está para ser impresso, nos próximos dias, um título demandado pela Secretaria de Educação de Pernambuco, com uma tiragem de matar de inveja a maioria dos escritores brasileiros: 50 mil exemplares. Bem-vindo ao meu pesadelo é um romance infantojuvenil que tem como tema, ou “mote”, como prefere Teles, o bullying, uma prática que vem tirando o sono de pais, estudantes e educadores, e será distribuído nas escolas da rede pública de ensino de Pernambuco. 

Bom de digitação e fraco de memória, Teles vai se lembrando dos livros que escreveu, enquanto fala. A saída sugerida pelo próprio autor é fazer uma pesquisa na editora que mais o requisita, a Bagaço, que retorna o contato com uma lista composta por 25 títulos. “Tem muito mais”, garante o jornalista, beirando a indignação. Rapidamente, bota a cabeça para funcionar e enumera outra dezena.


Leia a matéria na íntegra na edição 131 da Revista Continente

Nenhum comentário:

Postar um comentário