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quarta-feira, 29 de maio de 2013

O que é Enem?


                                              Tirei daqui


        O Enem é um exame oferecido anualmente a estudantes que estão cursando ou já concluíram o ensino médio. Criado em 1998, contou, em sua primeira versão, com a participação de 157 mil inscritos; hoje, cerca de 4 milhões de estudantes participam do exame anualmente.

            Aos poucos o Enem ganhou projeção e reconhecimento nacional, principalmente porque a pontuação obtida pelos participantes serve como referência para o ingresso em algumas universidades ou passou a compor a nota final de alguns exames de vestibulares. Além disso, a concessão de bolsas de estudo em universidades públicas ou em faculdades particulares está vinculada a  resultados do Enem.

          As provas do Enem não têm em vista avaliar se o aluno é capaz ou não de memorizar informações. Seu principal objetivo é avaliar se o aluno tem estruturas mentais desenvolvidas o suficiente para lhe possibilitar interpretar dados, pensar, tomar decisões adequadas, aplicar conhecimentos em situações concretas. E também se tem, na vida social, uma postura ética e cidadã.

           Para aferir essas capacidades, o Enem avalia cinco competências gerais ou cinco eixos cognitivos que, segundo os idealizadores do exame, são importantes não apenas para a resoluções de questões, mas para toda a vida. As competências são as diferentes modalidades da inteligência humana, diferentes conhecimentos que cada um desenvolve em seu aprendizado e que são essenciais para a vida. É através das competências que desenvolvemos relações mentais entre o que sabemos e o que desejamos conhecer. Philippe Perrenoud, especialista em educação, assim a define:

Competência é a capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles.                                                            
   (Construir as competências desde a escola. porto alegre: Artmed, 1999. p. 7)

As cinco competências principais, comuns a todas as disciplinas avaliadas no Enem, ou eixos cognitivos,são:


Competência 1: Dominar linguagens (DL)

Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

Competência 2: Compreender fenômenos (CF)

Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP)

Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações problema.

Competência 4: Construir argumentação (CA)

Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

Competência 5: Elaborar propostas (EP)
Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a
diversidade sociocultural.

 As cinco competências avaliadas pelo Enem na produção de texto.  


Quadro comparativo entre as competências gerais avaliadas pelo Enem e as competências avaliadas especificamente na produção de texto.

Competência 1: Dominar linguagens (DL)
Dominar a norma culta da Língua Portuguesa 
e fazer uso das linguagens matemática,
 artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

Redação -  1: Demonstrar domínio da norma culta na língua escrita.

Competência 2: Compreender fenômenos (CF)
Construir e aplicar conceitos das várias 
áreas do conhecimento para a compreensão 
de fenômenos naturais, de processos 
histórico-geográficos, da produção tecnológica
 e das manifestações artísticas.

Redação - 2 : Compreender a proposta de redação e aplicar 
conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver
o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo -
argumentativo.

Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP)
Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e 
informações representados de diferentes formas, para
tomar decisões e enfrentar situações problema.

Redação - 3 : Selecionar, relacionar, organizar e interpretar
informações, fatos opiniões e argumentos em defesa de 
um ponto de vista.

Competência 4: Construir argumentação (CA)
Relacionar informações, representadas em diferentes 
formas, e conhecimentos disponíveis em situações
concretas, para construir argumentação consistente.

Redação - 4: Demonstrar conhecimentos dos mecanismos
linguísticos necessários para construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar propostas (EP)

Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola
para elaboração de propostas de intervenção solidária 
na realidade, respeitando os valores humanos e
considerando a diversidade sociocultural.

Redação 5 ; Elaborar proposta de solução para o 
problema abordado, mostrando respeito aos valores
humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Através do Enem você pode ter acesso à(o):

VAGAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS: SISU
Se o seu objetivo é estudar em uma universidade pública, de acordo com a sua nota no Enem, você poderá se inscrever no Sisu, que é o sistema de entrada para diversas universidades públicas em todo o País.
  
VAGAS EM UNIVERSIDADES PARTICULARES COM BOLSA DE ESTUDOS: PROUNI
Para estudar em uma instituição de ensino superior particular, de acordo com a sua nota no Enem, você poderá se inscrever no ProUni, desde que tenha concluído seu ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista.
  
FINANCIAMENTO DO SEU CURSO SUPERIOR: FIES
Se você não tiver o perfil exigido pelo ProUni, você poderá utilizar o Fies, que é o sistema de financiamento de estudos em que você paga uma parte enquanto estuda e outra parte após a conclusão do curso. Para ter acesso ao Fies, também é necessário prestar o ENEM. 

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
É um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. A nota do ENEM, a partir de 2009, serve como critério classificatório, sendo utilizada nos casos em que a demanda qualificada for maior que a oferta de vagas no país de destino. 

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO
A certificação pelo Enem destina-se, prioritariamente, às pessoas que não concluíram o Ensino Médio em idade apropriada (é preciso ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova), inclusive às pessoas privadas de liberdade e que estão fora do sistema regular. Para obter o certificado, é necessário atingir o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas do conhecimento do ENEM, assim como o mínimo de 500 pontos na redação.


Fonte:  Cereja, William Roberto; Magalhães, Thereza Cochar - Texto & Interação - Vol. Único - 3ª Ed. - Conforme a Nova Ortografia- Editora: Atual

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