Pages

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Qual a diferença do tipo textual argumentativo para o dissertativo argumentativo?

Oi, turminha!

Sendo bem prática, ou seja, “trocando em miúdos”, é o seguinte:

Dissertar é desenvolver um assunto, opinar, discorrer sobre ele.  Os textos dissertativos fazem parte do grupo expositivo como relatórios, textos didáticos, artigos enciclopédicos, textos científicos etc. Portanto, o texto dissertativo ocupa-se da transmissão de conhecimento.

Os textos argumentativos são os dissertativos que se ocupam da persuasão, o tema importa pouco, o que conta, na verdade, é a maneira como esse tema será tratado. A dissertação argumentativa exige conhecer o assunto, refletir sobre ele, ter postura crítica diante dos fatos apresentados,  numa discussão que contribua para a vida em sociedade.

Percebeu?  Só há texto dissertativo- argumentativo quando o interlocutor é conduzido a refletir sobre os argumentos que o levarão a crer na retórica do locutor. Lembre-se de que esse tipo de texto requer uma estrutura tradicional - introdução, desenvolvimento e conclusão.  O título e a conclusão merecem uma atenção especial.

Dica: o título deve conter poucas palavras, deve ser uma síntese do assunto e sua elaboração deve ser deixada para o fim, quando o texto estiver totalmente pronto. Não pontue o título.


Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário